terça-feira, fevereiro 21, 2017

Vulgar de Lineu

"Significa vulgar, normal.
A expressão vem do médico e investigador sueco Lineu (cf. Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, Notícias Editorial, Lisboa), que criou uma classificação de plantas e animais, base da ordenação científica da botânica e da zoologia. A sua obra mais importante intitula-se Systema Naturae, onde classifica as plantas segundo os seus órgãos sexuais. "
in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 



Tenho saudades de ser vulgar, de ser como todos os outros. Já lá vai o tempo em que a diferença me seduzia e em que a coragem de a assumir, de a usar, de me engalanar dela me fazia orgulhosa de mim. Já lá vai o tempo das batalhas pelo direito ao risco e a sair fora do risco, pelo abandono da carneirada.... Gostava, agora, de descansar no caminho já traçado e só ter que percorrer o seu desgaste de passos dados...

Diz-se que a vida, ou na sua versão religiosa, Deus, só nos oferece aquilo que sabe que conseguimos carregar. Não tenho dúvidas da largura dos meus ombros, da força das minhas pernas e da tenacidade do meu espírito. Não tenho dúvidas sobre a minha capacidade de enfrentar tempestades e oposições, estranhezas e preconceitos. Mas o cansaço vem levando a melhor...

Nunca a vulgaridade me pareceu tão doce...

Sem comentários: