sexta-feira, julho 17, 2015

Será da provecta idade...?

No seguimento de uma minha opção em apresentar um estrangeirismo entre aspas na plataforma tecnológica que tenho obrigação de gerir, no âmbito das minhas actividades profissionais (pelo facto de o campo em causa não me permitir utilizar o estilo itálico que é sempre a minha preferência), obtive reclamações constantes por parte dos responsáveis pela informação acrescidas de pedidos para que retirasse as aspas alegando que dashboard (o termo em questão) é amplamente utilizado na área e noutras plataformas portuguesas semelhantes onde aparece sem qualquer formatação. A minha última resposta foi a seguinte: 

"Boa tarde. 
A equipa de trabalho XXXX tem como uma das suas funções garantir justamente que as regras ortográficas em vigor para a língua portuguesa são observadas nesta plataforma e, segundo estas, os estrangeirismos devem ser identificados em itálico ou, em alternativa, entre aspas. A razão por que se usa o itálico (ou as aspas) nos estrangeirismos prende-se com a intenção de realçar essas palavras, alertando o leitor para o facto de se estar a utilizar um vocábulo que não pertence ao nosso idioma, mesmo que a palavra em questão seja amplamente utilizada em determinada área.

De qualquer forma, vou colocar a questão superiormente no sentido de aferir se a posição institucional perante estas matérias se alterou."


Noutro tempos, a resposta não seria esta. Noutros tempos, depois de bradar aos céus e bufar para dentro e para fora, muito rapidamente e em força diria qualquer coisa como isto (ainda que em termos mais politicamente aceitáveis que eu sempre fui educadinha): é assim porque é assim que mandam as regras; se não sabe estas coisas, não saberá outras igualmente básicas o que torna a sua passagem para além da escolaridade mínima obrigatória um verdadeiro fenómeno do Entroncamento; eu sou a pessoa responsável e este tipo de coisas por mim não passa; o facto de a maioria das pessoas ser obtusa e dona de confrangedora falta de cultura e conhecimento não deveria servir como argumento para me tentar convencer a engrossar o rebanho, só revela falta de argumentação melhor; quer "balir" ao som do "balido" dos outros, faça-o sozinho; não concorda, esteja à vontade para fazer queixa e, já agora, aproveite e dê os meus cumprimentos à sua ignorância.


Conclusão: estou feita uma mole...

Sem comentários: