Se me perguntassem há uns tempos atrás eu diria que nunca tinha ouvido falar em tal coisa. De repente, dou conta que há minha volta muitos já receberam a demonstração em casa e alguns decidiram mesmo alargar os cordões à bolsa e deitar a mão a uma. Pelos vistos, a Bimby veio para ficar!
Dizem que revolucionou por completo o trabalho na cozinha e quem adquiriu jura já não conseguir viver sem esta ajudante em forma de balança/panela/sei lá mais o quê. Conheço até quem, tendo ido morar para fora do país, a tenha levado consigo. A mulher até podia não ir mas a Bimby tinha lugar reservado no avião se fosse preciso!
Entendo perfeitamente que as pessoas tenham cada vez menos paciência para cozinhar. O stress, o trabalho cada vez mais exigente, as horas passadas no trânsito, enfim, o dia a dia como o vemos hoje tira do sério qualquer um e o que apetece mesmo, ao chegar a casa, é esticar as pernas no sofá e matar a fome com qualquer coisa que seja só tirar do plástico. Entendo. Mas... aquilo é mesmo assim? Ajuda assim tanto? Justifica o preço? É que o preço, convenhamos! Se formos analisar bem a coisa, uma família portuguesa média composta, vamos dizer, por um casal com dois filhos, até conseguia comprar uma... depois tinha era um outro problema... era capaz de não sobrar grande coisa nesse mês para comprar ingredientes para a Bimby cozinhar! Mas isto é só um pormenor...
Sinceramente nunca achei que aquilo fosse grande coisa nem assim tão indispensável. Admito que deve ajudar, principalmente quem não percebe nada de cozinha porque vem com manuais onde só falta ensinar a partir um ovo. Tem receitas com quantidades, tempos, graus, tudo bem explicadinho para impedir qualquer tipo de azelhice. Com aquilo nada se queima, passa do ponto ou transborda, é um facto. E dizem que é rápida que se farta! Mas, mesmo assim... sempre tive as minhas reservas.
Um dia destes, um colega meu comprou uma. Nos primeiros tempos, não falava noutra coisa: Bimby para ali, Bimby para acolá, ontem fiz isto, amanhã vou fazer aquilo, é um espectáculo, faz tudo, limpa-se sozinha e mais não sei o quê. Já me começava a irritar, confesso, e um belo dia resolvi esmiuçar a questão quando o ouvi dizer que tinha feito na dita um bolo de bolacha que era uma maravilha:
- Fizeste um bolo de bolacha na Bimby?? Precisaste da Bimby para isso?
- Claro! Com a Bimby é num instante! Eu nunca tinha feito bolo de bolacha antes e ficou óptimo!
- Então vamos lá ver... foi a Bimby que molhou as bolachas no café?
- Não, isso fui eu.
- Ok... então... foi a Bimby que empilhou as bolachas para formar o bolo?
- Não, isso também fui eu.
- Então que raio é que a Bimby fez?!
- Fez o creme!
I rest my case.