quarta-feira, abril 11, 2012

Inadimplência

(inadimplir + -ência)
s. f.
Falta de cumprimento (ex.: inadimplência de um contrato). = INADIMPLEMENTO, INCUMPRIMENTOADIMPLEMENTO, ADIMPLÊNCIA



Viciada em dicionários e enciclopédias.

Quando era pequena e perguntava o significado de uma palavra aos meus pais, ou mais alguma coisa sobre determinado facto, os olhos deles brilhavam e, mesmo estando "carecas" de o saber, logo me diziam: ainda bem que perguntaste isso, vai lá buscar o dicionário (ou enciclopédia) e vamos já todos perceber do que se trata!

Tratavam estas obras como se fossem os guardiões sagrados de todas as respostas, livros mágicos que guardavam em si grandes segredos, e era um entusiasmo ter uma razão para os consultar.

Quisesse eu ou não, a verdade é que esse sentimento se arreigou em mim facilmente tendo a minha imensa curiosidade sobre tudo e mais alguma coisa ajudado a escancarar as portas desse caminho sem retorno.

Ainda hoje, não descanso enquanto não encontro o significado de alguma palavra que nunca tenha ouvido e dá-me nervoso miudinho se não tenho, naquele momento, forma de saber mais sobre alguma data ou facto que me tenha surgido pela frente. Vale-me a internet em todo o lado, embora, purista e conservadora, continue a preferir os muitos volumes de A a Z lá de casa. Até porque da procura de um tema, acabo sempre por me entusiasmar e passar para outro, os meus dedos não se aquietando e sentindo o chamamento das páginas que se seguem, e quando dou por mim, a pequena busca inicial levou-me a outros mundos, a outras histórias... nada melhor para quem gosta de "viajar"...

A minha única frustração é perceber que não consigo reter tudo o que vou aprendendo da forma como gostaria... nunca serei uma "enciclopédia ambulante", nunca serei daquelas pessoas com uma cultura vastíssima sobre quase tudo, já percebi que o meu cérebro não consegue reter tudo o que quero. É, sem dúvida, das coisas que mais invejo... Mas, como repete sempre a minha progenitora, "cultura é tudo aquilo que sabemos depois de termos esquecido tudo aquilo que aprendemos". E eu espero conseguir saber muito depois do meu inevitável esquecimento.

Todos os dias procuro qualquer coisa. Hoje, saiu-me a do título. E eu digo: muito prazer em conhecê-la, seja muito bem vinda à minha pessoa. Não sei se a vou usar muito, se daqui a uns tempos me vou lembrar logo de si mas gosto de sabê-la por cá, gosto de sabê-la agora minha também.

Sem comentários: