sexta-feira, dezembro 21, 2012

Querido Pai Natal, por favor, dá-me paciência... ou força, das duas uma

Há pessoas tão, tão, tão absolutamente rotineiras e previsíveis que só me conseguem inspirar um de dois sentimentos: vontade de rir ou vontade de lhes bater, dependendo dos dias.

Já não me bastava o bom do tio A., o mééééstre dos mestres das rotinas e da previsibilidade, cujas piadas são invariavelmente as mesmas e sempre nas mesmas ocasiões ("Uma vez, num cruzamento em Paris, houve um grande acidente...") levando a coisa a um tal ponto de refinamento que, em todos os Natais, consegue sempre entornar o copo de vinho tinto (sempre tinto...), na toalha com azevinhos bordados (sempre a mesma toalha...), no momento em que decide repor o líquido nos copos dos restantes convivas (sempre no mesmo momento... ). Sempre. Tudo sempre, tudo igual. Todo o santo Natal... 

Já não me bastava, dizia eu, e vejo-me agora a albergar no colo mais uma santa rotina imposta... todos os anos, e nos últimos dias úteis antes das festividades, o espiríto natalício "baixa" no colega da frente e o dito, possuído!, põe a tocar toooooda uma selecção de músicas de Natal feita por soi-même. De várias épocas e representativas de várias correntes musicais, mais animadas ou a apelar para o sentimentalismo, com sininhos ou rockalhada como pano de fundo... enfim, toda uma panóplia que faz questão de partilhar com os restantes "habitantes" da sala de trabalho. Todo o dia. Todo o santo dia. Em loop...

Hoje, logo por azar, estou num dia em que a vontade que fala mais alto é a de lhe bater... Sei que não é sentimento digno da época mas reparem... acabei de ouvir Mariah Carey seguida da Kylie Minogue... há limites!!

Sem comentários: