terça-feira, maio 27, 2008

Russie: douze points!

No sábado passado dei de caras com a transmissão do Festival da Eurovisão no Canal 1. Já não via há anos... Depois percebi que não via há anos porque desde 2005 ou lá o que é que o nosso país não vai à final... ok, adiante.

Resolvi ficar a assistir até porque estas coisas dão sempre para rir um bocado principalmente estando acompanhada de amigos que não se coíbem de comentar e mandar piadas a respeito das músicas, dos intérpretes, dos fatos, dos apresentadores... enfim, de tudo o que mexa e não mexa!

E assim foi. Apanhei a coisa quando estavam a cantar os representantes da Croácia. Gostei. Simpáticos, animados, música alegre e despretensiosa. Nada de especial mas simpáticos. Mas... a partir daí... o chorrilho de aberrações não parou mais! Desde anjos e demónios, piratas, espanhóis alucinados, patinadores e sei lá mais o quê, este festival foi, no mínimo, recheado de... variedade!

Mas a parte realmente divertida ainda estava para vir: as votações! Eu lembro-me de haver um júri em cada país supostamente composto por gente experiente e tal, enfim, gente que percebia de música. Mas agora não! A votação é feita por qualquer pessoa que tenha um telemóvel à mão! Ora, isto coloca em cima da mesa alguns problemas que me parecem óbvios:

- os países com mais população têm maior probabilidade de ganhar (é ver a malta toda a ligar para o 808 lá do sítio para votar no seu país mesmo que a música seja uma treta)
- os países com mais vizinhos também (porque mandam as regras da boa vizinhança passar a mão pelo pêlo de quem está perto e nos pode vir a chatear um dia, o que não é propriamente inédito)
- mesmo não havendo nenhum interesse estratégico, convenhamos! estamos a falar de pessoas entendidas na matéria??

Ora, nos dois primeiros pontos, Portugal está arrumado à partida! Nem os imigrantes nos safam. No terceiro... é uma questão de pura sorte!

Mas ok, vamos lá ver isto, quem sabe me surpreendo, pensei eu. E surpreendi de facto! Pela negativa. Ao ver o desfile de canções fui anotando mentalmente aquelas que achava que NUNCA iriam ter grande pontuação porque não valiam mesmo nada. E eis senão quando verifico que a generalidade do "eurohabitante" gostou justamente dessas!

Enfim... mas no meio disto tudo consegui tirar algumas conclusões que acho que deviam ser analisadas seriamente pelos responsáveis pela organização do festival nacional para ver se conseguimos, uma vez que seja, um representante que vá à final do euro festival e ganhe aquela gaita!

Aqui vão elas:
- macadadas, palhaçadas, máscaras e teatrinhos funcionam que é uma beleza! Com cenários e tudo que é para ser a sério!
- moças "pernudas", loiras ou morenas, de minisaia (ou só cinto, como preferirem) a roçarem-se nos meninos do coro também funciona muito bem.
- e... surpresa das surpresas e que vi acontecer pelo menos em 3 das músicas (e que me dava um jeitão de manhã)... intérpretes capazes de mudar de roupa em 2 segundos , entre um compasso e outro, praticamente sem sair do lugar! Ora estou de azul, ora já estou de amarelo! Isso sim, é que é um verdadeiro espectáculo!

É esta a receita do sucesso, portugueses, é esta!

Sem comentários: