quinta-feira, março 26, 2009

O seu percurso está a ser calculado...

Bem calculado ou nem por isso?

Pelos vistos, depende:
Condutor multado por seguir instruções do GPS

E porquê? Porque o dito lhe disse para seguir por uma via que ia dar a um penhasco! Ia sendo a morte do artista se não se metesse uma barreira pelo meio. A polícia, em vez de processar os fabricantes do aparelho por negligência ou coisa do género, multou o dono por "conduzir sem atenção". Faz sentido…

Para mim, rapariga orientada e que até se entende bem com mapas de estradas, o GPS não veio trazer grande vantagem. Mas entendo que quem tenha o sentido de orientação de uma mesinha de cabeceira salive à vista do aparelho e, uma vez com ele ao dispor, siga as suas instruções cegamente. No fundo, funciona tipo cão-guia. Vão para onde ele os levar e assim sentem-se independentes. Não são, na realidade, mas sentem. Que seja...

Mas aquilo irrita-me. Para começo de conversa não acho nada estranha a situação em cima. Já me aconteceu ser quase levada a entrar numa rua de sentido proibido, por exemplo. E também já aconteceu seguir as placas (oh! coisa estranha...) ignorando as instruções da maquineta que me começa a mostrar no écran como viatura a seguir pelo meio de searas ou selva ou qualquer outro terreno não explorado pelo homem. E eu a ver a estrada à minha frente...! Enfim...

Mas o mais irritante é a dita (no meu caso é voz de menina, diz que é mais agradável, eu tenho as minhas dúvidas...) não admitir que errou e ainda insistir na asneira! Por exemplo, eu não sigo pela dita rua de sentido proibido e a fulana começa aos gritos a dizer "Faça inversão de marcha assim que possível! Faça inversão de marcha assim que possível!", no fundo a insistir que cometa uma ilegalidade! Parece que é parva... depois as multas quem as paga sou eu, obrigadinho!

Além disso, essa coisa do "faça inversão de marcha assim que possível" é o que eu mais ouço. E porquê? Não, não sou nenhuma naba ao volante, muito pelo contrário, sei exactamente o que ando a fazer. Por isso, vou por caminhos que sei que são melhores do que aquilo que ela indica. Basicamente, borrifo nas instruções e faço o que me apetece. Ora, é altamente irritante ser dona do meu nariz e ter que ouvir a máquina a refilar! Mas onde é que nós estamos?! Era o que mais me faltava!

Em suma, acho aquilo útil q.b. Útil para quem costuma perder-se, sem dúvida, se não meter ravinas pelo meio. Para mim, útil para me tirar algumas dúvidas mas só. De resto, quem manda sou eu e é bom que a fulana se vá habituando porque senão o mais certo é a nossa convivência acabar facilmente com ela a voar janela fora!... tipinha insuportável...

Sem comentários: