quinta-feira, maio 17, 2012

Titãs

Há dias em que não dá, simplesmente não dá! Tu sabes, não sabes? Há dias em que duma conversa de nada se parte para uma espiral de melodrama e acusações e palavras atiradas como facas e não dá! Muito posso apontar a mim também que, na tentativa de pôr limites, de refrear e de, principalmente, não me deixar arrastar pela corrente, tenho necessidade de dar "uns bons murros na mesa", bem à minha maneira, o que muitas vezes só piora. Mas não dá! Tu sabes!

Já lá vai o tempo em que desligava o telefone ou voltava as costas para me ir fechar no meu quarto e me sentia mal comigo mesma, ou por ter noção de ter ultrapassado a linha do que se deve ou não dizer, ou por me ter deixado afectar demais, por não ter couraça forte o suficiente para o impedir. Mas agora não. Já não. Agora aguento até onde posso e depois, paciência, reajo, digo o que tem que ser dito, mostro-lhe que há limites que não vão ser ultrapassados porque eu não deixo e que, se forem, sou capaz de me defender à altura mesmo sabendo que, depois, essa minha defesa irá ser manipulada de forma a que se volte contra mim. Ou melhor, existirá essa tentativa, pelo menos...

Mas não dá, já não dá. A vida mudou e nós somos só nós. Já não existe contrapeso, já não existe mediador, já não está ninguém para se meter no meio quando o combate é frente a frente. Portanto... chocamos. E chocamos. E chocamos. E em cada choque, testamos limites mas também os impomos. E em cada choque, quero acreditar, aprendemos mais, chegamos cada vez mais perto do nosso equilíbrio, esse equilíbrio novo que ainda está em construção, esse equilíbrio frágil que só através do choque se conhece e só através dele também se fortalece.

Tu sabes, não sabes?

Sem comentários: