terça-feira, fevereiro 02, 2010

Fatiado

Há dias em que... bom, em que a nossa cabeça está longe, longe e o sol do outro lado da janela chama (grita!) e apetece tudo menos fazer o que estamos a fazer. Há dias em que apetece estar mas é de férias e pronto! Mas como alguém, há uns tempos atrás, teve a infeliz ideia de só nos dar 20 e poucos dias por ano para gozar, temos que fazer pela vida e ir suportanto todos os outros como podemos.

Em conversa sobre outro assunto bem mais complicado, obtive uma receita: dividir as coisas em partes. Quando vemos tudo no mesmo bolo parece, obviamente, demasiado pesado, denso, difícil de digerir. Assim, cortando a coisa às fatias e lidando com uma de cada vez, a tarefa parece mais simples. Até pode não ser mas, pronto, parece e isso dá logo outro alento.

Gostei da ideia, comecei a aplicar e a perceber que pode ser útil noutras situações... que tal despedaçar estes dias malparidos também? Ora vejamos...

»Primeira fatia: Levantar e conseguir ter tempo para tomar café antes de me enfiar no carro. Nos meus primeiros minutos de vida em cada dia, isto é o que me importa fazer, é este o meu objectivo. (Boa!)

» Segunda fatia: Rezar para que esteja pouco trânsito e voar estrada afora para conseguir chegar a horas decentes. Porquê? Porque sou muito responsável e cumpridora? Também mas a cenoura é outra... quanto mais cedo entro, mais cedo saio! (Menos uma!)

»Terceira fatia: Pensar que agora faço um bocadinho disto mas dou a mim própria uma pausa pelas 11 e qualquer coisa para ir tomar ar por 5 minutos.

» Quarta fatia: A partir daí e com a perspectiva do almoço, bom para provar as delícias cá da casa (a fome é o melhor tempero e eu, nesta fase, já tenho alguma...) e aproveitar o resto do tempo para fazer o que me apetece.

» Quinta fatia: Com o papo cheio e mais aliviada com o ar que apanhei, aguentar até à próxima pausa, a dada altura, a meio da tarde. Os tais 5 minutos para respirar mais um bocadinho.

» Sexta fatia: A mais penosa. Os 5 minutos já foram e resta agora contar o tempo para sair. Mas... já faltou muito mais para estar livre outra vez!

Sim, sim, isto pode parecer um bocado deprimente, eu sei... os dias devem ser aproveitados ao máximo, cada pedacinho deles, devemos produzir, evoluir, aprender e não estar constantemente a pensar em fugir a sete pés... mas, convenhamos, há dias que não dá, certo?? Por isso, mais vale assumi-los e vivê-los da melhor maneira. Sim, parece deprimente, eu sei, eu sei mas, olha, antes parecê-lo do que efectivamente sê-lo! ;)

Sem comentários: