sexta-feira, julho 04, 2008

Vícios

No outro dia, esqueci-me do telemóvel em casa de uma amiga. Ainda dei conta no carro, a caminho de minha casa quando, como é costume, o tentei tirar da mala, só com uma mão e às apalpadelas, entre uma mudança e outra. Depois de perceber que nada se parecia assemelhar ao dito confirmei, aproveitando um sinal vermelho para virar a mala ao contrário e despejar tudo no banco, que realmente o telemóvel não estava lá.

Volto para trás? Nããã... já passa da meia-noite, tenho que dormir, amanhã combino com ela qualquer coisa.

Quando chego a casa já tinha sido dado o alerta. "Como queres fazer?" "Desliga-o e leva-o contigo amanhã para o trabalho porque pode dar jeito lá passar mas depois combinamos melhor."

E assim foi. Avisei dois ou três habitués e relaxei.

Confesso que me fez alguma impressão, até ainda no carro, sentir-me incontactável. Que estranho... não poder ligar a ninguém... não poder receber chamadas... que estranho. Mas caramba!, há uns anos, ninguém tinha telemóvel e as pessoas sobreviviam! E comunicavam e resolviam os seus problemas e conseguiam ser felizes sem ter que aproveitar para enviar uma mensagem ou fazer uma chamada enquanto esperavam pelo sinal verde! Portanto, sem stress.

No dia seguinte, depois de tudo bem combinado (lugar e hora exactos, imagine-se!, em vez do habitual "quando chegar, ligo-te"), lá o fui buscar. Liguei-o e nos segundos seguintes (e tenho testemunhas! passaram só 2 ou 3 segundos!!) começou a festança:

» sms a comunicar qualquer coisa de um ginásio onde uma vez fui pedir informações e onde não me consegui esquivar de dar o contacto;
» sms do meu ginásio actual com uma promoção tipo "traga um amigo e não pague uma mensalidade";
» sms a indicar 3 chamadas não atendidas (atenção... muita atenção... chamadas essas de 2 dos habitués que até foram avisados...)
» Chamada 1: ah! já o tens!
» Chamada 2: era para te dizer antes que me esqueça... ah! estou a ver que já tens o telemóvel!
» Lembrete: consulta + aula de Pilates + não sei o quê
» Chamada 3: já que já o tens, aproveito para te perguntar...


Nessa altura apercebi-me... como tinha sido silencioso o meu dia...

Sem comentários: