sexta-feira, julho 25, 2008

Lapíz azul...? Lápis asul...?

Foi-me atribuída a missão de rever os textos de uma pequena publicação interna que temos aqui na chafarica. Essa responsabilidade caiu-me em cima, formalmente, há relativamente pouco tempo, julgo que por três razões essenciais: alguns consideram que tenho a "mania" do português, alguns reconhecem que precisam de revisão e, calha bem!, eu até já o fazia antes, mesmo que informalmente.

Mas essa situação acabava por me trazer alguns problemas. É complicado dizer a um adulto, com formação superior, que não se percebe como é que ele sequer passou de ano na 4ª classe... é chato... É difícil dizer a alguém que o texto que levou 1 hora a fazer, com tanto cuidado e empenho, não tem ponta por onde se lhe pegue... é aborrecido... E também é chato deixar ir para a frente uma publicação, para ser lida por todos os funcionários, com erros de bradar aos céus! Simplesmente, não dá. Enfim, era uma situação muito difícil de gerir que não me chegava a tirar o sono mas que fazia o meu estômago ressentir-se.

Agora não! Cabe a mim, oficialmente, dar conta dos textos o que significa poder fazer tudo o que escrevi antes mas com legitimidade para tal! Sinto-me uma criança no mundo encantado dos brinquedos...!

Claro que me esforço para não ser... digamos... directa demais. Tento levar a coisa com sorrisos, piadolas e tal, e os textos são, regra geral, publicados como eu quero. Mas há dias em que, confesso, nem sei que faça... tanta asneira acaba por me bloquear, tipo computador. O chorrilho de erros é de tal ordem que faz qualquer sistema dar o berro! E sendo que os textos são feitos em Word, mais incompreensível é! Aquela gaita tem corrector automático, valham-me os deuses!! Para alguma coisa há-de servir, não?


Só para ilustrar, deixo aqui alguns exemplos:

O Mal Amado dos vinhos Portugueses
(Isto é um título... alguém me consegue explicar porque há palavras a começar com maiúsculas para além da primeira? E já agora, qual foi o critério? Porque é que algumas não tiveram direito a brinde?)

... consumir-se cada vez mais no verão em detrimento...
(Ninguém aprendeu que as estações do ano se escrevem com maiúsculas? A sério que não?)

Gormet
ou Gromet
(Pronto... esta tem desculpa... é francês! Não se pode pedir que sejam poliglotas!)

... o departamento financeiro, adquiriu a aplicação...
(O departamento financeiro... pausa para respirar porque é uma frase muito longa e por isso se utiliza a vírgula... adquiriu... ufa, isto é muito cansativo! Acho que precisa de outra vírgula algures...)

Esta prova é constituída por 3 divisões com 8 equipas cada, em que descem as duas últimas e sobem as duas primeiras de cada divisão.
(errr... repete lá?)

... uma situação que ateima em repetir-se...
("ateima", do verbo ateimar. Eu ateimo, tu ateimas, ele ateima... )

Sem comentários: