sexta-feira, janeiro 22, 2010

Eça

De volta, ele também, às minhas mãos. A tua edição velhinha, de capa vermelha e papel bíblia e letras miúdas. As obras completas, condensadas em três volumes, que me propus a ler há muito tempo atrás. Vou a meio, com orgulho, sabendo o gosto que tens, sabendo como nos diz o quanto somos parecidos. Volto agora ao ponto onde parei quando a minha vida fez um intervalo. Volto à página marcada, sabendo que é a mesma que deixei para trás mas sabendo também que não a vou sentir da mesma forma. Porque me faltas tu, o meu guia também aqui. Mas, apesar de tudo, consigo ver o entusiasmo nos teus olhos enquanto me observas a seguir os teus passos, a gostar do que tu gostas, a descobrir o prazer que tu já conheces há muito tempo, de trás para a frente, de tantas vezes que o releste. Com ele por perto, estamos perto.

Sem comentários: